• Brian Lima

Como está a indústria 4.0 no Brasil hoje?

Um avanço de produtividade está acontecendo ao redor do mundo, com o avanço da Indústria 4.0, uma revolução que está sendo realizada graças ao advento de novas tecnologias, como a Internet das Coisas, a computação em nuvem e o Big Data. Todas elas convergem para trazer mais qualidade de vida para as pessoas nos próximos anos.

Essa transformação, porém, acaba de começar no Brasil. As fábricas nacionais ainda trabalham de maneira arcaica, mas isso deve mudar nos próximos anos – e, conforme algumas empresas vão adotando transformações, suas concorrentes também serão obrigadas a aderir a novas práticas, ou correm o risco de ficar para trás.


Estima-se que a próxima década será de forte adoção dos preceitos da Indústria 4.0 por aqui. Mas como as empresas podem começar a fazer este movimento? Um excelente começo é aceitar o preceito da metrificação – empresas que medem absolutamente tudo que possuem e produzem, e consolidam os dados em painéis ou relatórios, conseguem, por conta disso, planejar com muito mais inteligência e ser mais eficientes.

À medida que as novas tecnologias forem implementadas nas empresas brasileiras, os ganhos de produtividade podem ser imensos! Em uma economia tão combalida como a nossa, quem não quer que esse seja o caso?


Gostou dessas informações? Continue nos acompanhando.

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo