• ORION

Como tecnologia e gestão auxiliam na manutenção preditiva?

Antecipar cenários é um grande diferencial competitivo no universo corporativo. E é justamente isso que acontece quando uma indústria investe em manutenção preditiva.

Por meio de tecnologias disruptivas, como internet das coisas, é possível identificar e agir sobre variáveis, detectando quaisquer falhas ou quedas de desempenho das máquinas.


Aqui os processos acontecem através do uso de sensores de IoT (internet das coisas) que monitoram continuamente os equipamentos. Estes equipamentos são integrados a sistemas modernos de gestão que trazem previsibilidade às operações e minimizam os prejuízos com paradas inesperadas ou outras avarias. Ou seja, garantia de lucratividade.


Com os dispositivos instalados no maquinário, os profissionais responsáveis pela manutenção não precisam realizar visitas constantes porque, com a manutenção preditiva, as rotinas passam a ser individualizadas conforme o comportamento das máquinas. Desta forma, as revisões e eventuais consertos só ocorrem quando for realmente necessário.


Outras tecnologias que trazem grandes benefícios para a manutenção preditiva são o Big Data, que possibilita um grande volume de dados armazenados para auxílio da gestão, o Machine Learning e a Inteligência Artificial (IA). Essas soluções tornam as operações mais autônomas e menos dependentes do trabalho humano.


A transformação digital e as tecnologias inovadoras nos proporcionam mais facilidade no dia a dia das empresas em inúmeros aspectos. Porém, é preciso ter expertise para implementar as soluções de forma eficiente. Para isto é possível contar com empresas especializadas, que dispõem de recursos inovadores e experiência com este tipo de solução. Nós da Orion temos vasta experiência no segmento industrial, e possibilitamos uma integração de tecnologias disruptivas para garantir o máximo de produtividade e performance nos serviços de manutenção e eficiência energética. Fala com a gente.

14 visualizações0 comentário