• Brian Lima

O impacto da industria no meio ambiente e nossa responsabilidade

A indústria é um setor muito importante para o desenvolvimento da sociedade. Através dela é possível criar inúmeros bens de consumo essenciais em nossa vida, além de gerar diversos empregos em todo o mundo.

Porém, não se pode ignorar os impactos que o setor industrial pode causar à natureza e ao meio-ambiente em geral, assim como qualquer atividade humana. Infelizmente, vemos frequentemente nos noticiários, crimes ambientais cometidos por indústrias de grande, médio ou pequeno porte. Isso porque elas geram matérias biológicas, gases e líquidos que contaminam os rios, mares, lagos, ar e solo.


Para mudar esta triste realidade é importante que todas as empresas, independentemente de seu porte, adotem alternativas de desenvolvimento sustentável e de gestão ambiental. Vamos conhecer um pouco mais sobre elas?

O que é desenvolvimento sustentável e para que ele serve?

O desenvolvimento sustentável fala sobre a relação do desenvolvimento entre indústria e meio-ambiente para evitar impactos negativos na natureza. É crucial que todos os proprietários de empresas que podem causar estes impactos, saibam de sua importância e entendam este tema.


Ou seja, o desenvolvimento sustentável se caracteriza pela busca de meios para suprir as necessidades da sociedade atual sem comprometer as gerações futuras. Trata-se de atitudes que garantam que possamos continuar produzindo bens de consumo sem que a natureza seja prejudicada.


As indústrias necessitam trabalhar para buscar meios de produzir, poluindo menos, sem eliminar dejetos nos mares e rios, por exemplo. Campanhas de conscientização ambiental, também devem ser promovidas pelas empresas. Dessa maneira, diminui-se a necessidade por mais matéria-prima e também se cria um senso de coletividade entre os consumidores.


A importância da gestão ambiental


A gestão ambiental é uma das áreas mais importantes para alcançar um equilíbrio entre a produção industrial e a manutenção do meio ambiente.


É uma maneira de administração que prioriza métodos e práticas que favorecem o uso racional dos recursos naturais, minimizando impactos ambientais nas atividades industriais.


Para garantir que as indústrias continuem sendo fontes de renda e de produção de bens, é preciso se dedicar ao melhor uso das matérias-primas, agindo de forma mais responsável com relação ao uso da água e da energia, investindo em tecnologias para garantir isso.


Nossa política ambiental

Para nós, o cuidado ambiental é uma questão de princípios e ética. Ele faz parte da filosofia da marca desde sua criação e é continuamente reforçado e estimulado em todos os níveis, desde colaboradores, fornecedores, clientes, representantes e assistentes técnicos.


Através de sua política ambiental, a Orion, estabelece que o cuidado com o meio ambiente é um de seus valores fundamentais. Nossos programas ambientais visam o aprimoramento contínuo, desenvolvimento técnico e aproveitamento eficaz dos recursos utilizados, contribuindo desta forma para um desenvolvimento sustentável.


A prevenção da poluição é um requisito fundamental em todas as nossas atividades, considerando o atendimento a legislação ambiental como um padrão mínimo a respeitar.

Com um Sistema de Gestão Ambiental certificado (ISO 14001), a Orion está produzindo efeitos positivos, revertendo impactos ambientais de suas atividades num ambiente saudável e de qualidade para as futuras gerações.

15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo