• ORION

Os principais desafios para a implementação da industria têxtil 4.0

O grande desafio, não só do setor têxtil, mas de todos os segmentos da indústria, é a adequação da empresa à Indústria 4.0. Não falamos dos investimentos financeiros que a transformação demanda, mas, sim, do mindset do negócio frente às novas tecnologias. Os processos e propósitos da organização precisam se adaptar a um mundo mais dinâmico, um mercado mais competitivo e à agilidade imposta por essas mudanças.

Embora exista urgência em migrar para esse novo modelo de produção, muita coisa deve ser analisada internamente para determinar o que, de fato, exige investimentos. Todo o ciclo produtivo, desde o relacionamento com fornecedores e cliente, deve ser mapeado para a implementação eficaz das tecnologias no dia a dia da confecção.

Em 2016, a Associação Brasileira de Indústria Têxtil e Confecção (ABIT) publicou um estudo intitulado “A Quarta Revolução Industrial do Setor Têxtil e de Confecção ― a Visão de Futuro para 2030”, em que mostra quais as principais tecnologias para o segmento.

As versões compactas e moduladas das fábricas são o resultado de uma iniciativa que uniu diversas empresas, desde as de robótica até as de sistemas de produção de malharia. Nelas, a manufatura é customizada pelo cliente e as tarefas de processamento de pedidos, design, modelagem, tingimento, etiquetagem, corte e demais atividades são feitos pela própria máquina.


Permitir a criação personalizada, alinhada à manufatura ativada pela compra (onde a produção da roupa só se inicia após o pagamento do cliente), possibilita controlar os estoques, tanto de insumos quanto de peças prontas. Isso acontece porque será necessário apenas um rolo de tecido branco, corantes e materiais auxiliares.


Essas são apenas algumas, porém, as mais importantes, tecnologias que irão dar início à manufatura avançada. Outras novidades, como o túnel de infusão ativo ― onde apenas partes projetadas recebem tingimento, etiquetagem e estampas ― também fazem parte da indústria têxtil 4.0 e trazem mais previsibilidade, economia e controle para o setor.


Continue acompanhando a gente para ficar por dentro de todas as novidades.

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo