• ORION

Saiba as 5 áreas de inovação em nanotecnologia para a indústria



A indústria é responsável por criar uma série de soluções para o dia a dia das pessoas, e seu constante desafio é desenvolver produtos ainda mais eficientes, perto do que já existem.


Podem ser cosméticos com prazo de validade maior, ou com efeitos mais potentes, roupas que monitoram sinais vitais do corpo humano e com capacidade de não absorver manchas e até embalagens inteligentes de alimentos que avisam se a comida ainda está própria para consumo ou não.

A nanotecnologia está praticamente em todo lugar!


Tem tudo a ver com a melhoria de sistemas computacionais, como na fabricação de dispositivos eletrônicos mais eficientes. Também pode ajudar no diagnóstico de doenças, além de desenvolver terapias, graças a nanossensores que detectam sintomas e te monitoram enquanto você faz atividade física, por exemplo.


E quem não quer um sistema de transporte público que te avisa se o ônibus está atrasado ou chegando? Isso é possível graças a nanotecnologia que viabiliza o sensoriamento para a internet das coisas, já que sensores e atuadores são desenvolvidos com nanomateriais.

A nanotecnologia – uma das oito inovações estudadas pelo Indústria 2027 – é promissora porque melhora a propriedade de materiais diversos e, assim, otimiza nosso cotidiano.


Confira nossas redes sociais para saber mais sobre as áreas de inovação em nanotecnologia.

1 visualização0 comentário